Boa leitura!
Atendendo a pedidos e contrariando o que eu disse no final do meu último post, hoje vou continuar falando da primeira entrevista pro ICP, já que na próxima semana começam as primeiras palestras em Recife, e depois no Rio, enfim...
Primeira coisa: Não se preocupem com as datas das palestras. Elas demoram, mas sempre são divulgadas, principalmente em São Paulo. Acho que ano passado, foi a última cidade que teve palestra no primeiro semestre.
Foi no dia 6 de Junho como eu tinha adiantado no último tópico. Continuando então...
... Chamaram todo mundo com a senha das 15:40.
Entraram umas 6 pessoas e lá dentro, a gente sentou nas poltronas da platéia esperando cada um dos recruiters chamarem uma dupla. Ficavam dois no palco do teatro e dois no meio da platéia, num lugar sem cadeiras.
Eu entrei tremendo de medo. Tremendo mesmo. O pessoal que tava junto tentou me acalmar, mas não adiantava muito.
Lembro que eu não queria fazer com o “japonês” porque ele tinha fama de reprovar todo mundo. Eu também não queria a Cate, mas porque ela tinha ficado bem brava com todo mundo na palestra e eu ficava meio preocupado de ser entrevistado por uma mulher que tava nervosa naquele momento! Hehehehehe
Bom, a primeira dupla das 15:40 foi chamada pela Cate.
Daí nisso o Japonês e o Thiago (o outro recruiter) levantaram juntos pra chamar.
Pra que né? Eu nem ouvi o Japa falar já fui indo pro lado do Thiago.
A entrevista começou e ele já tava com os nossos CV’s (em inglês) em mãos pra começar a perguntar. Não me lembro exatamente de tudo, mas ele perguntou qual curso a gente estudava, se já tínhamos trabalhado, onde tínhamos aprendido inglês e principalmente o por que queríamos trabalhar na Disney.
Acho que eu falei algo parecido com: Pra ter uma experiência de trabalho internacional, em uma empresa que é modelo de administração pro mundo inteiro, onde tudo acontece como foi planejado para acontecer.
Não adianta mentir! Não faz muita diferença se você tem intercâmbio ou não, se você se trabalhou ou não, SEJA SINCERO!
O problema foi que eu estava MUITO nervoso e meu inglês não saía muito bem.
Uma hora, que eu estava falando algo como ‘morar fora do país’, eu disse “Abroad Brazil”, olha a merda né? Mas logo corrigi e falei que eu tava muito nervoso. Hehehe Acho q ele conseguiu entender isso!
Daí, no final meu parceiro de entrevista perguntou pra ele como tinha sido a experiência dele no ICP. DAMN IT!!! Eu tinha planejado isso! Mas tudo bem: Me mostrei interessado na resposta. Sorri bastante. E olhei na cara do entrevistador durante quase toda entrevista (não sendo psico obviamente).
Ele agradeceu, disse que a resposta sairia em umas duas semanas no site da STB.
Eu saindo nervoso de la quase tropecei no palco e cai no meio das cadeiras da platéia, mas saiu td bem! Hehehehe
Fazendo um balanço, eu tive muita certeza que eu não tinha passado, por que, na minha concepção eu falhei no principal item avaliado nessa primeira entrevista: O tal do Inglês fluente. Fiquei desanimado pra cara...mba, mas depois desencanei um pouco, tinha desistido de pensar nisso.
Até que, acho que lá pelo dia 22 de Junho saíram os resultados. Foi BEM inesperado.
Era uma sexta feira, eu não tive aula naquele dia, daí acordei cedo, fiquei olhando a comunidade, lá pelas onze da manhã eu saí, quando voltei ao meio dia, o mesmo tópico dos resultados q devia ter uns 200 posts, tava com 360! Eu olhei aquilo e pirei né?
Nem entrei no MSN, fui direto pro site. Digitei meu nome e meu e-mail duas vezes, pq tinha escrito errado! Hehehehe e veio a boa notícia!
Eu tinha sido aprovado.
Uma festa né! Fiquei muito feliz.
Liguei pra todo mundo e ignorei por um momento as informações na tela.
Quando “voltei” ao mundo, li tudo com atenção e continuei o processo criando a conta de e-mail da STB (@stbdsn.com.br). Que é o e-mail em que a STB vai enviar pra você o aviso de todas as fases do processo, da convocação pra segunda palestra até o dia da reunião pré-embarque (eles também vão enviar as mensagens pros e-mail pessoais e até ligar pra você em algumas etapas).
Com este login e senha, temos acesso também à famosa “área de selecionados” do site da STB, em que vão estar TODAS as orientações, de documentação, do consulado, embarque, chegada na Disney.
E é isso.
Sei que nessa fase tudo o que queremos são DICAS! Então, vamos à elas:
ANTES DA ENTREVISTA
- Conheça a Disney, não só como parque, mas como empresa também. A Bruna (estudante de Gestão Ambiental) por exemplo, conhecia o ‘Enviromentially’ que é um programa de reciclagem que a Disney faz aos seus funcionários. Isso contou a favor, mostrando que ela é interessada na empresa: Ponto pra ela (não vale usar o mesmo exemplo né? Hehehehe).
- Pense em boas razões para responder o por que você quer ir trabalhar na Disney, e eu não digo para vocês inventarem uma boa razão, e sim serem sinceros e explicarem isso de uma maneira criativa (afinal são 8.000 pessoas dando a mesma resposta batida em todo o Brasil).
- Não deixe treinar seu inglês: Leia (Internet ta ai galera), veja filmes e séries (obviamente que prestando atenção no inglês).
- Não vá completamente perdido. Conheça as roles, os parques, a moradia, enfim... mais uma vez, mostre que você está realmente interessado. (Ok... se você está lendo esse blog, é porque provavelmente já é um Disney Freak!)
DURANTE A ENTREVISTA
- Tente, eu disse, TENTE, ficar calmo. Pra alguns é a coisa mais difícil do mundo (pra mim foi), mas acredite: O nervosismo só está ali pra te fuder.
- Quando perguntarem porque quer trabalhar na Disney....esqueçam "improve my english".... Por mais que um dos seus objetivos seja evoluir no inglês, a Disney não quer saber disso (por mais que eu tenha dito isso! hehehehe).
- Olhe nos olhos de quem ta te entrevistando: Keep the eye-contact.
- Sorria: Se você não conseguir fazer isso em 10 minutos de entrevista, desista, pq você vai ter que encarar shifts gigantescos lá na Disney sem parar de sorrir.
- Não só seja o entrevistado. Entreviste também! Faça perguntas, tenha alguma dúvida, e por mais boba que seja, ache uma brecha para começar um diálogo com o entrevistador.
- Seja legal com seu parceiro de entrevista: Se ele estiver com dificuldade, ajude-o. Se ele não estiver, participe das respostas dele!
DEPOIS DA ENTREVISTA
- Agora já foi!
- Relaxe e não fique remoendo o que você falou ou deixou de falar. Não depende mais de você, e por mais que você não tenha feito o seu melhor, você fez o que conseguiu nas condições que você estava.
- Cheque o site do STB todos os dias, das 8 da manhã as 7:20 da noite. Fora deste horário, não vão ter atualizações! Hauahauhau Experiência própria.
Acho que ajuda.
Mano, o post de hoje ficou gigantesco. Mas eu ainda tenho q terminar com uma coisa que um amigo meu disse há poucos minutos pra mim:
"vale a pena se matar aqui de estudar, trabalhar pra tentar ganhar uma graninha melhor, sendo que com um salario baixo nos EUA, trabalhando em algo q vc goste, morando com as pessoas q vc goste, e alem de td com esse misero salario vc consegue ter quase td que vc quer... fico pensando nisso..."
e agente era feliz, e nao sabia
É, isso se chama Depressão Pós Disney galera. Se preparem! Hehehehehe
Boa entrevista pra todo mundo que for fazer semana que vem! E logo eu volto com um post, dessa vez sobre a Disney mesmo.
Fui!
Memórias de um ano atrás
terça-feira, 6 de maio de 2008
Nota: Eu sei que o post tá grande, mas tenho dois motivos para isso: 1- O assunto rende, era importante falar tudo, 2- Quando calouro, eu gostava de ler posts grandes, por isso eu escrevo que nem um louco.
Escrito por Felipe às 17:02
Assuntos: Autor: Felipe Almeida, Entrevistas, Palestras, Primeira Entrevista, Primeiros passos, Processo Seletivo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Não tem explicação pra dpd! Oooo saudade desesperadora! O Biel acabou com aquela desculpa de que "aqui eu tenho um futuro melhor", e agora a gente faz o que?
Ahhhh eu lembro muito da primeira entrevista, lembro do seu abroad Brazil, lembro da fuga do japones (que eu não escapei).
Parece que faz mtoooo tempo né? Mas a gente ainda vai passar por toda essa expectativa de novo, vc vai ver...e depois conseguir green cards e trabalhar lá pra sempre!
hehehe
Bjo "future cast member" maravilhoso!
hehehehehehehe
Bjo "future cast member" maravilhoso!
AUhAUhAUhauhauhAuhAuhAuahuahuaHuaHAUhAUhAUhAUhAUhaUhaUhAUhaA
a re naum podia perder a oportunidade pra zuar....
UHAUhAuhauhAuahuahuahAUhuahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauAHuAHuahuaha......
flws... t++.
"bjs cast"...! AUhaUhAUAUhuaha
Ps.: bom post..! :P
Po, Felipe, gostei muito do seu post! Me animou muito sobre a possibilidade de ir pra Disney. Penso mais na Disney como uma empresa, tanto que eu tinha lido um TCC que falava sobre isto, sobre as questões administrativas da Disney. Me amarrei neste assunto!
Não sei... a expectativa aumenta a cada dia, embora eu não saiba a data (e nem a SBT, obviamente) da palestra, me sinto tão envolvido neste processo.
Ultimamente, com tantas coisas que está acontecendo na minha vida, o seu post reacendeu a minha chama sobre a Disney.
Continue assim!
Abraços
Então vc tá no caminho certo Bruno!
Sentir-se parte do processo é um grande passo pra ser um Cast Member...
To torcendo por você!!
Boa sorte!!
adorei o post, Fe!
dá um medinho ver vcs falando da entrevista no Rio.. nao saiu no site ainda, mas como já tá "na boca da povo", agora sim dá a sensação de q tá tudo acontecendo de verdade!
muito obrigada pelas dicas! =]
beijos
Cara, amei o post! Que bom que vc continuou! husahusa
As datas da entrevista estão saindo e o nervosismo está tomando conta! husahusauhsauhasuhuhsa
Lendo seu post fiquei mais tranqüilo, vlwwww! \o/
Felipe, brigada por dividir as suas experiencias com a gente...isso conforta e ao mesmo tempo anima a todos muuuuuito mais!
se deus quiser vai dar tudo certo na entrevista proxima semana!
beijo!
menrira q vc caiu no auditorido fe!????? hahahaha
valeu por me citar no post! era pra vcs serem meu co-workers, mas enfim, se deus quiser esse ano to lá!
beeijo
Oi Felipe,
Sou nova por aqui! Mais uma aspirante ao programa :)
Estou lendo passo-a-passo todas suas dicas e desde ja agradeco!
Abraco,
Renata
Postar um comentário