RSS

Extra! Extra! Tem dinheiro na jogada...

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Oi pessoal!
Depois de longas férias, estamos de volta ao CT. Principalmente porque quero fazer desse blog, um lugar pra deixarmos as nossas lembranças e se tornar quase como um diário pra posteridade.

Nas próximas semanas, Osório e eu sairemos um pouco de lado e outros ex-Cast Members entrarão em campo pra contar bastante coisas sobre suas rotinas de trabalho. Isso de todas as roles.
Alguns veteranos já foram convocados e se você quiser escrever também é só mandar um email pra casttips@gmail.com :P

Como muitos de vocês já sabem, eu trabalhei como “Main Street Daily Operations” no Magic Kingdom. Mas como na semana que vem uma co-worker minha, a Carol, vai falar sobre nossa profissão, essa semana eu resolvi falar sobre as horas extras que eu fiz La na Disney.

Se você freqüenta blogs e comunidade provavelmente já sabe quase tudo sobre como funciona as hotas extras ou ‘extra shifts’ la na Disney. Por isso vou dispensar toda a introdução sobre o assunto, que foi também feita brilhantemente pela Sté no blog dela (http://castmemberhelp.blogspot.com/2008/07/extra-hours.html - é um ótimo blog! Deixo a dica!).
Vamos diretos aos shifts.


PAC
Felipe, você é um tapado! Lembra que você acabou de dizer que não ia escrever sobre a sua role normal? Q q PAC ta fazendo aqui?
Simples! PAC de Main Street Operations é um pouco diferente de PAC de hora extra (e de escala de land também, viu Osorio! Hahahaha).
Temos um treinamento de 3 dias pra isso. Um assessment. Um profundo conhecimento da área. Já o hora extra geralmente é aquele Cast Member que ta perdido no backstage, com a costume, procurando o tal do MO2!

O MO2, ou Main Office 2 é a sala onde os PAC’s se reúnem antes de ‘sair a campo’ pra definir onde cada um vai ficar.
Lá, você amigo da extra hour, vai perceber q é um pequeno detalhe naquela equipe gigantesca! Sim, você será somente o estagiário do PAC por profissão! Hahahaha brincadeira. Mas você não vai estar apto a assumir algumas posições de backstage, cross walk (Carol vai falar), Pivet...
Provavelmente, você nem vai colocar os postinhos na Main Street, já que isso é até um pouco complicado pra quem é PAC por profissão (eu sempre me confundia!).

O esquema é o seguinte. Você vai pegar o shift no portal, a costume no wardrobe (os caras vão penar pra dar o nó na gravata) e no papel vai estar escrito pra você ir no MO2 no backstage west da Main Street. OK! Depois de se perder, você vai achar o MO2 (ok, eu deveria dar dica né? Hahahaha Ele fica atrás do City Hall, suba as escadas na frente do breakroom dos characters da Main St).
Subindo as escadas, você chega numa sala amarela (alguns chamavam de greem room – Era o Rudy né Ca?) e senta no fundo, afinal, você está com vergonha.

Daí os managers chegam, falam alguns dados como quantas pessoas tem no parque no momento, quantas paradas e fogos teremos a noite, quanto tempo de PACtivities deveremos fazer, e habitualmente eles contam algum caso de bom Guest Service. É uma parte legal!
Depois eles vão falar onde cada CM escalado vai ficar. Nessa hora os PACs de profissão vibram, choram, gritam, fazem festa.... e você, amigo da hora extra, vai balançar a cabeça e aceitar o q te falarem! Hahahahahaha

Depois você vai falar com o manager ou coordinator que você é extra shift e ele vai falar o que você deve fazer. Mas não se preocupe, você provavelmente vai terminar com uma lanterna azul presa no cinto e uma corda e dois bambolês pra brincar com as crianças.
Fique feliz e aproveite! Você não vai ter que ficar cruzando 500 pessoas por minuto pela rua no meio da parada e vai ganhar por isso =P


Recolhendo as cordas depois de uma longa sessão de PAC! hahahaha


Tree Lightning Show
Essa ai foi no EPCOT!
No dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, tava todo mundo trabalhando e eu de off.... e como em 2007 eu ainda era um pouco capitalista, resolvi pegar uma extra nesse dia! Hahahaha
Afinal, ERA UM SHIFT DE UMA HORA E QUINZE MINUTOS! Só!... fácil.

Cheguei la, peguei a costume horrível (veja mais abaixo) que também era a mesma de alguns quicks do World Showcase e fui me encontrar no ‘custodial base’ hahahahaha Estranho, mas fui.
La encontrei muita gente conhecida! Até a Lívia minha co-worker.
As managers da hora extra chegaram e ali mesmo em pé, falaram que o ‘Tree Lightning Show’ era uma apresentaçãozinha de acendimento da árvore de natal do EPCOT.
Alguns personagens apareciam, tinham uns cantores, era num lugar pequeno mas juntava muita gente. La fomos nós, pra fazer aquilo que eu quase não estava acostumado né? CROWD CONTROL! Hahahaha

Ok, a experiência de um PAC no MK era o suficiente pra barrar a meia dúzia de gato pingado q aparecia pra ver o show q até era divertido (ok, eram umas 1000 pessoas ali! Mas foi tão sussa).
Acabou a hora e la se foram mais 14 dólares pro paycheck do próximo sábado!


Linda a camisa né?


Special events – New Year
Essa foi uma das horas extras mais legais!
Fiz com o Osório! E a Carol, o Eddie e mais uma galera.
Foi no dia do ano novo, dia 31. Nesse dia eu entrava no trabalho as 8 da noite então peguei esse shift de seis horas se eu não me engano.
A descrição no portal era meio misteriosa, não falávamos o que deveríamos fazer. Só q deveríamos ir no teatro X do MK!
Depois descobri q esse era o cineminha que ficava no fundo do ExpoHall. Só não entendi como não tinha guest la! Hahaha mas ok!
Chegamos lá, eram vários managers!

Sentamos e nos deram capas de chuva (merda! Ia começar a chover).
Nossa função: Distribuir chapéus e cornetas pros guests passarem a virada! Hahahaha E só!
Apesar da chuva intensa e da burrice dos guests queridos, foi a hora extra mais engraçada.
Ficamos muito roucos de gritar repetidas vezes:
“Hats and horns here”
“Guys (ou Folks!), here is the exit! If you wanna a hat and a horn, please, go all the way around”
“Its free for you guys”
“No, you DO NOT have to pay for it” (something free at Disney? What a miracle!”)
“Please, line up! DO NOT come over my bin!”
(depois de algumas horas de irritação) “I’m Just gonne give a hat for Who is ON THE LINE!”


Irritação e diversão? Você só encontra na Disney baby....


Stroller Parking
It sucks!
Esse dia eu trabalhei 21 horas... 9 delas, nesse extra SHIT ai!

No portal dizia que teríamos que ficar em frente a Splash e a Big Thunder recolhendo os strollers deixados no meio do caminho (sim! Com carteira e bolsa dentro, os americanos simplesmente abandonam os carrinhos no meio do nada!) e estacionando-os em um local apropriado.
Nos dados da costume estava escrito: PAC COSTUME! Só! Vai vendo o rolo mais pra frente....
La também falava que eu tinha que ir até o ‘frontierland operations trailer’ atrás da breakroom da frontier.
Lá fui eu, 7 da matina!
E cadê a porcaria do trailer? FECHADO!

Voltei pro tunnel (e o pior é q a escada da frontier tava fechada esse dia, então eu, com aquela costume de PAC da Main Street, suando q nem um porco já as 7 da manha, indo até a adventureland descer numa lojinha la) e fui até o Cast Services pra avisar q não tinha ninguém la e q eu já tinha dado clock in no tunnel mesmo, então que não era pra reclamar q eu tinha dado clock in e não aparecido pra trabalhar.
Daí o cara do Cast Services ligou la e adivinha, tinha gente la!

Ah! Q folga!
Aproveitei o erro deles e dei uma enrolada de meia hora no tunnel! Uahuahauha Menino ruuuuimm...
Daí subi d novo e apareci no tal trailer.
Chegou aquele famoso Fernando (brasileiro q é manager de operations na frontier) já me dando esporro EM INGLES pq eu tava com a costume errada.
Eu falei “filho, ta escrito PAC costume! Na minha vida, PAC costume é essa....”
Daí ele respondeu “PAC aqui é roupa de cowboy... vc deveria saber”
Eu “então VC deveria ter escrito no papel FRONTIERLAND PAC COSTUME!!! Agora, SE VC QUISER eu posso ir até o wardrobe trocar a costume (mais uma hora de enrolaçao... EBA!)
Ele disse q eu podia trabalhar com a q eu estava mesmo, q não tinha problema! Então pq encanou né?

Ele olhou num computador o CDS e falou q não tinha muita coisa pra fazer. Então sabe o q ele fez? Pegou uma vassoura e uma pá e falou pra eu ficar varrendo...
Aff mano.. nada contra cusdodials (EU NAMORO UMA! Hahahaha) mas não trabalho com isso! Uahuahauha E não é nem frescura! É pq eu me cadastrei pra ser manobrista de carrinho de bebe e não ficar varrendo!

Mas ok.. já tinha dado muita confusão!
Sai, fingi q varri... e depois escondi a vassoura e a pá numa salinha q ficava do lado dos fastpasses da Big Thunder.... Dali, fiquei o resto do shift inteiro andando solo pela área, tirando breaks intermináveis e enchendo o meu saco por não fazer nada! Não tinha nem ninguém pra eu ligar pra conversar... foi um dia ruim! Mas como era DOUBLETIME, tava ganhando 14 reais a hora, não reclamei =P


A costume da discórdia


Studios parade
Só pra fechar.
Essa foi uma hora extra q eu tava acostumado a fazer. Obvio q com mais profissionalismo e tensão, afinal a parada do MGM é beeeeeem menor do que a do Magic. E lá td mundo faz por escala de vez enquando.
Quando eu fui fazer tinha custodials, merchans, quicks e obviamente alguns operations. Uma bagunça só! Mas foi divertido.

Chato foi ficar perdido pra achar o lugar de dar clock in. Mas isso é quase comum quando se pega hora extra (por isso, va adiantado).

O estranho era q no portal não falava que era parada. Só dizia FANTASMIC OPERATIONS sem treinamento. Eu fui.. mas achei estranho mesmo q era de dia! Hahahahaha



Bom pessoal! Acho q é isso!
Ficou muito grande o post e se você chegou até aqui: PARABENS!

Semana q vem tem muito post legal aqui no blog. Não deixe de entrar!

Até logo!

7 comentários:

Anônimo disse...

The owner of this blog has a strong personality because it reflects to the blog that he/she made.

Anônimo disse...

Mas olha só que bela forte personalidade! hehehehehe

Fe, como vc ousa dizer que não achou o lugar de dar clock in!! Eu te levei la! E acho que a Julia tbm!!!

Nhaaaaa mgm, melhor do mundo!!!

Mas queria ter feito hora de extra de PAC no MK! Pena que acaba tão rápido e o Lester não era páreo!

beijooo

OsOriO disse...

e ai jovem....

bom.. nem vou comentar nada viu sobre o PAC...! :p
UAhaUhAuhAUha...

flws... t++

Unknown disse...

Muitas coisas a comentar, entao vamos por partes...
1. sobre PAC: Muito bem falado, Fe! nao deixou quase nada pra mim... rs
os meetings eram muito legais! sempre passavam um tempao batendo papo ate td mundo chegar!
eu sempre sentava no fundo tbm! acho que tds os brasileiros..
o melhor dia de tds de PAC foi o ultimo!!! que ficou td mundo junto ali na Town Square!!! :)
2. Tree Lightning: eu tbm fiz EH aki!!! mais de uma vez, inclusive.. e sim, pra quem fazia PAC no natal, sussa!!!!
3. Nosso dia do ano novo foi igualzinho!! Pra mim foi uma saga esse dia.. foi otimo, pq minhas 2 roomies pegaram essa EH tbm, sem combinar, a gente soh descobriu no dia! bom, peguei a blusa da costume 5 numeros maior! daih tive que voltar la... claro que nao ia dar tempo de dar clock-in, entao pedi pra darem pra mim! e quem disse que eu achava o tal teatrinho depois?!?! Deus abençoe o Cingular! fiquei muito tempo com minha roomie no tel pra descobrir...
daih qnd começamos a distribuir, chamei o povo pra vir ate mim, ne? muito acustumada com as wristbands.. brincando com os guests, dizendo que meus chapeus eram melhores.. rs o cara que tava do meu lado nao gstou muito, ja o manager, disse que era isso msm, que tava excelente, pra continuar assim.. :)
3. "me cadastrei pra ser manobrista de carrinho de bebe e não ficar varrendo" - ri muitoooo!!!! devo admitir que foi o msm que eu pensei qnd o Benji mandou a gente tirar o lixo da MO5 pq nao tinha nada mais pra fazer!! afe!
4. Studios Parade: nunca nem vi essa parada! :(
depois desse texto, quase do tamanho do seu post... soh mais uma coisa a acrescentar, adorei oq vc escreveu! estou de Parabéns pq cheguei ate o fim! rs

Dani Souza disse...

NOooossa!
Como assim? rs
Muito bom o post...mas eu tive a mera impressão que vc eh msmo um "menino mau" haha "impressão" ou certeza..num sei! Enrolando no trabalho neh mocinho?
hahaha
Mas ta certo...Ahh tbm Adorei o termo "posteridade"...

Bom, espero o proximo post...

Beijooos!

Stefanie disse...

Isso só comprova minha teoria de que aparecem horas extras diferentes pra cada pessoa! E elas são minimamente relacionadas com seu role e com seu parque! =P
Adorei a sua costume!!!

Bjos!!!

Unknown disse...

Adorei o Post, é bom que vcs sempre atualizam. To esperando o próximo :-)