RSS

Segunda entrevista - Um guia de sobrevivência

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Oi pessoal!

Com a divulgação final de todos os resultados da primeira entrevista, os nervos começam a aquecer com a preocupação pela segunda entrevista. Justo! Afinal, é ali que vão decidir se você está ou não apto a ocupar umas das X (tenho boas apostas para esse ano) vagas no ICP 08/09.

Vou contar resumidamente (afinal já abordamos isso aqui no blog) o que vai acontecer nos próximos dois meses.

Se aprovado, você vai receber no meio/final de julho um e-mail da STB perguntando se você tem interesse em continuar no processo seletivo, participando da segunda palestra informativa que é feita pelo time da Disney, o famoso International Recruitment.
Daí, candidato inteligente que é, você vai até a sua "área de selecionados" e vai digitar seus dados bonitinhos confirmando sua participação.

Agora meu fio, é sentar e esperar pra que no começo de agosto, chegue a carta-convite (ta mais pra email-convite) da segunda palestra.
Ano passado elas aconteceram nas ultimas semanas de Agosto. Em São Paulo tiveram dois dias, 27 e 29 de Agosto em um hotel perto da Avenida Paulista.

Vieram pras palestras de São Paulo, todo mundo que era do Rio, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e obviamente, do estado de São Paulo. Por isso tavam muito cheias e mesmo quem não morava em SP não conseguia senha pra fazer a entrevista no mesmo dia (EU!).

Enfim, a palestra foi tranqüila e mais uma vez pra quem freqüenta orkut, blogs e sites não apresentou novidade nenhuma. A única coisa nova que acontece é a apresentação da role-checklist que nada mais é do que a lista de roles que são oferecidas para o programa esse ano. Sendo que todo ano muda muito.

Nos anos anteriores ao meu, existiam diversas opções, o que não aconteceu ano passado em que só foram oferecidas: Operations, Merchandise, Quick Service, Full Service, Custodial, Costuming e Character Performer.
Na palestra eles também dizem a data do fim do programa. Mas não dizem as datas certas para o embarque.

No ano passado vierem três recruiters para o Brasil. A Regina, brasileira e até então líder do International Recruitment, o Roger, italiano e líder do rectrumento do CP’s americanos e o Javier que era de Porto Rico, se eu não me engano.
Vou contar então como foi a entrevista. EM DETALHES

No dia 30, um dia depois da palestra, fui na STB em SP e fiquei esperando la no saguão. Daí, um tempo depois chamaram o pessoal da senha daquele horário pra subir pro hall no andar de cima. La ficam umas 6 pessoas, tensas, olhando pra uma sala de vidro em que o Javier entrevistava as duplas. Um corredor em que a Regina ia chamando o povo La pra dentro. E o Roger vinha buscar os candidatos pra descerem pra sala dele.

O Javier me chamou e foi ali mesmo. Foi eu e a Natália, de Campinas também. Entramos e ele já começou pedindo desculpa, porque ia ficar tomando café com leite durante a entrevista.
Daí quando a gente tava se sentando ele perguntou se estávamos bem, e eu disse que eu tava "excited". Ele completou dizendo que isso era muito bom, porque uma pessoa 'excited' é a pessoa que eles procuram, e não alguém ansioso e nervoso ! (HÁ! Afinal, eu nem estava ansioso e nervoso né?)

A primeira pergunta foi a fatídica, POR QUE QUER IR TRABALHAR NA DISNEY? Respondi que eu conhecia muita gente que foi e que todo mundo tinha adorado, falavam bem... Dai falei que tinham duas razões: uma profissional e outra pessoal e expliquei.
Depois, perguntou se eu já tinha ido pra Disney. Eu disse que fui quando eu tinha 7 anos e que foi um momento mágico pra mim! Hahahahaha Ele completou perguntando se eu esperava que fosse mágico agora também? Eu disse que não exatamente mágico, porque eu estou indo para trabalhar.
Ele respondeu: Mas vai ser mágico mesmo assim
E eu disse: de uma maneira diferente.... ele concordou rindo! hahahahaha

Tudo o que ele perguntava pra mim ele perguntava pra minha dupla, intercalando.
Logo depois, veio: "O que a gente falaria do Brasil pra um estrangeiro ?"(já que vamos morar com vários e falar com muitos guests).
Todo mundo fala da natureza e das pessoas... Bom, eu também falei da natureza, das pessoas, das “beautiful beaches” hehehe Mas quis inovar um pouco e disse que como estudante de marketing, eu sei que a publicidade do Brasil é uma das melhores do mundo, mais criativa...

Logo em seguida ele começou perguntando para a Natália se ela teria problema em dividir o apartamento com pessoas diferentes.
Ela respondeu tão bonito que eu fiquei meio fixado na resposta dela. Daí quando ele perguntou pra mim eu gaguejei e a resposta fugiu da minha cabeça.
Olhei pra baixo.
Respirei.
Concentrei.
E respondi bonito! Hahahahah
Falei que sou responsável e 'easygoing' e que eu acho que isso vai ser uma das coisas mais legais do programa (Enrolei demais pra falar isso, não sei porque!) pois faz parte da experiência pessoal que ele proporciona. Que eu moro e sempre morei com meus pais, mas tava louco pra morar 3 meses com pessoas de diversas partes do mundo, com culturas diferentes (pronunciando certo.. “coutiure” hauahau)

Ele emendou, perguntando c eu tivesse um roomate bagunceiro, que chegasse tarde, e fizesse barulho, o que eu ia fazer. Eu disse q ia conversar com ele, e como eu sou muito 'easygoing' (acho que eu falei muitas vezes isso ! hauhau tonto... esqueci os outros adjetivos) eu tinha certeza que a gente ia arranjar um jeito de 'resolver' as coisas (detalhe: EU NEM SOU TÃO EASYGOING ASSIM! Pergunte aos meus roomates).

Depois ele perguntou se a gente trabalhava e se sim, o que fazíamos. Eu respondi que fazia monitoria na faculdade e que ajudava os alunos e a professora a fazer o material didático, e que era muito legal porque isso era na disciplina de TV e cinema e que ensinar os alunos a escrever um roteiro era divertido (achei q ele ia me colocar no MGM! Hahahaha)

Em seguida perguntou por que eu queria ser operations...
Eu disse que porque eu sou (vai vendo o monte de mentira !) extrovertido, que eu não tenho problemas, e até gosto, de falar em público (ele disse na palestra q isso era um requisito para essa role)... que eu ia gostar de trabalhar junto com o público... Disse q eu também sou flexível pra trabalhar em qualquer outra role, mas que as vezes eu me pego sonhando trabalhando na Haunted Mansion no MK (dei a deixa! Hahahahah pena q ele não pegou.. ).

Acabou ai! No final ele fez aquele discurso amedrontador que eu já sabia q eles iam fazer , porque estavam fazendo pra todo mundo.... "se você não for aprovado, e eu espero q você SEJA, não fique triste. É que não temos vaga pra todo mundo. Tente ano q vem e saiba que se vocês estão aqui hoje, é porque são muito bons já q a STB só trouxe os 'over average' pra segunda entrevista".
Desejou boa sorte e eu disse "have a magical day" como falam na Disney. Ele riu pra caralho e disse o mesmo pra mim.

Enfim! Cansou? Hahahahah
Depois de tudo isso, restam as mesmas dicas que disse para a primeira entrevista.

ANTES DA ENTREVISTA
- Conheça a Disney, não só como parque, mas como empresa também.

- Pense em boas razões para responder o por que você quer ir trabalhar na Disney, e eu não digo para vocês inventarem uma boa razão, e sim serem sinceros e explicarem isso de uma maneira criativa.

- Não deixe treinar seu inglês: Leia (Internet ta ai galera), veja filmes e séries (obviamente que prestando atenção no inglês).

- Não vá completamente perdido. Conheça as roles, os parques, a moradia, enfim... mais uma vez, mostre que você está realmente interessado. (Ok... se você está lendo esse blog, é porque provavelmente já é um Disney Freak!)

DURANTE A ENTREVISTA
- Tente, eu disse, TENTE, ficar calmo. Pra alguns é a coisa mais difícil do mundo (pra mim foi), mas acredite: O nervosismo só está ali pra te fuder.

- Quando perguntarem porque quer trabalhar na Disney....esqueçam "improve my english".... Por mais que um dos seus objetivos seja evoluir no inglês, a Disney não quer saber disso.

- Olhe nos olhos de quem ta te entrevistando: Keep the eye-contact.

- Sorria: Se você não conseguir fazer isso em 30 minutos de entrevista, desista, pq você vai ter que encarar shifts gigantescos lá na Disney sem parar de sorrir.

- Não só seja o entrevistado. Entreviste também! (Max Gehringer fala essas coisas! hahahaha) Faça perguntas, tenha alguma dúvida, e por mais boba que seja, ache uma brecha para começar um diálogo com o entrevistador.

- Seja legal com seu parceiro de entrevista: Se ele estiver com dificuldade, ajude-o. Se ele não estiver, participe das respostas dele!

DEPOIS DA ENTREVISTA
- Agora já foi!

- Relaxe e não fique remoendo o que você falou ou deixou de falar. Não depende mais de você, e por mais que você não tenha feito o seu melhor, você fez o que conseguiu nas condições que você estava.

- Cheque o site do STB todos os dias, das 8 da manhã as 7:20 da noite. Fora deste horário, não vão ter atualizações! Hauahauhau Experiência própria.


É isso pessoal!
PARBENS PRA QUEM PASSOU! E pra quem não, infelizmente não foi dessa vez e, se puder, tente de novo pois é a MELHOR COISA DO MUNDO!!!

Até logo!

10 comentários:

Bernardo Guimarães disse...

adorei o post!!
ótimo mesmo!
obrigado por detalhar isso tudo!
e a vontade só cresceu ainda mais =)

Dani Souza disse...

Nossa Fê!

um dos melhores postsss!
Com certeza!

Acredito que essa primeira testou mesmo o ingles e o disney look..pq muita gente me contou que deu respostas simplerrimas demais..mas passou!Bom que todo mundo tem chance de melhorar!
Realmente essa questao da empresa eh muito importante e foi por causa dessa dica que eu realment estudei sobre Disney Corporation hahah!E isso ajudou pakas, c sab neh?Essa sua resposta falando do lado pessoal e profissional foi super parecida com a que eu dei na entrevista..ahhh tomara que de certo pra mim tbm rs!

Oh obrigada pela força, vcs veteranos tem parte na vitoria de caada um aqui! Agora eh esperar..porque em menos de um mes..chegaremos em agosto!

Beijoooo °o°

Anônimo disse...

Aaah ótimo post, pra variar!!
Sei q vou ler e reler muitas vezes isso ainda (eu espero, se passar pra 2a fase!).
Btw, só uma pequena correção:
não saíram todos os resultados.. ainda falta de um pessoal aqui do Rio, que só sái dia 8! hehe

Bjsss

Anônimo disse...

Muito legal seu post, a vontade aumenta a cada dia... agora só falta resolver o problema no passaporte =/ 30 de julho mata!
hahaha
continuem com esses posts fantasticos que só nos ajudam!! =]

beijosss

Unknown disse...

"Ele emendou, perguntando c eu tivesse um roomate bagunceiro, que chegasse tarde, e fizesse barulho, o que eu ia fazer. Eu disse q ia conversar com ele, e como eu sou muito 'easygoing' (acho que eu falei muitas vezes isso ! hauhau tonto... esqueci os outros adjetivos) eu tinha certeza que a gente ia arranjar um jeito de 'resolver' as coisas (detalhe: EU NEM SOU TÃO EASYGOING ASSIM! Pergunte aos meus roomates)."


hahahaha o mais easygoing da nossa casa, né?

OsOriO disse...

faaaaala ae stitch.... =D
bom post... bem grandinho tb.. :P
ehehhehe....

eu nem falei nada sobre a HM... hehehehe... ela nem se ker pgt pq eu keria operations..! :P

flws.. t++

Ayra Nunes disse...

AAaaaa!! mal, mal passou a alegria de ter passado na prieira etapa, and here I am, freaking out!!!

bem, escandalos a parte, adorei o post... realmente, agora é pra valer, e isso é um pouco (aliás, é muito) assustador! mas só quero "falar" que estou adorando o blog de vcs! tá muito bacana mesmo!!! parabens (ad sorry, pela giria da terceira idade! hehe)

xoxo

Anônimo disse...

Como assim se vc tivesse um roomie bagunceiro? Mas que sorte que vc nem teve né, ô easygoing!?

heehhehehehehee

Bom post! E minha greve de comentários acabou! :P

Anônimo disse...

Sim sou uma disney freak e por isso estou lendo seu blog! Hahahaha
Obrigada pelas dicas! Vão me ajudar muito no ano que vem!
Vou realizar meu sonho de ser cast member se tuuudo der certo!!! :)
Bjos!

Anônimo disse...

Cara,

Brigadão mesmo, estava precisando de um "help", estou indo para a seguinda fase mês que vem e me encontro na mesma situação que você descreveu!

Valeu pelo post!
Winícius

Abraços