RSS

CT EXPLICA: Costume

terça-feira, 20 de maio de 2008

De vez enquando o Osório e eu vamos falar sobre algumas coisas que você só encontra na Disney. E como estamos em época de palestras e entrevistas, não tem mais muito assunto para falarmos aqui, já que todo o tema já foi explorado (até mesmo aqui no Cast Tips).
Por isso, hoje vou falar sobre as Costumes.

É, como tudo na Disney, nada é nomeado de uma maneira normal. Mas tem uma lógica.
Já se perguntaram o porque somos chamados de Cast Member certo? Porque o negócio da Disney é o ENTRETENIMENTO e portanto, tudo lá é na visão deles, um SHOW. Por isso, o que nas empresas normais chamamos de funcionários, lá chamamos de Cast Members, ou traduzindo, Membros do Elenco.
O mesmo funciona pros visitantes, que lá são Guests, ou convidados. E pros uniformes, Costumes, ou fantasias.

Ok, Ok, chega de bla bla bla! Aposto que todo mundo já sabia disso, mas como funciona lá?
Cada local possui o que é chamado de Wardrobe. O Magic Kingdom tem o seu, os outros parques também, assim como para o Downtown Disney, cada um dos hotéis, pro Wild World of Sports, enfim. Lá se concentram todas as costumes do pessoal que trabalha nesta location, e geralmente eles são organizados em araras por função.
No wardrobe do Magic por exemplo, tinham as camisas de Park Greeter em cima, as calças em baixo, tudo em ordem de numeração (obvio que em um parque daquele tamanho, quase nunca as coisas estavam tão organizadas assim).

NOTA: Pra quem nunca morou nos Estados Unidos, a numeração de calça é composta de dois números, o primeiro para a largura da cintura e o segundo para o comprimento da perna. Por exemplo: As calças das minhas costumes quase sempre eram 32x34. Outra dica é, pelo menos pra quem for trabalhar no Magic, nunca confiar nos números que estão escrito à caneta na calça. Cheque sempre com a etiqueta.

O processo é assim: Quando você termina o dia de reconhecimento da location , seu treinador vai te levar pro wardrobe e te ajudar com as costumes. Comigo foi assim. A Jeane nos levou lá, nos ajudou com o tamanho (ok, ninguém ali conhecia aquela numeração estranha), e pegou 2 peças pra cada uma das minhas costumes, fora um casaco pra cada uma, já que eram diferentes.

Daí passamos em um lugar que parece caixa de loja, você mostra as peças pro atendente, ele as escaneia e depois a sua ID. E pronto! Você pode levar pra casa.
Daí, se quiser lavar, tudo bem, mas é desnecessário, já que depois de suja, você só leva lá, escaneia de volta a peça, devolve no cesto e vai pegar uma novinha em folha (ou não... não é raro achar uma costume suja de marrom pendurada no meio das limpas! Hehehehe).

Outra coisa é que se você perder, terá de ressarcir a peça – descontado no seu paycheck.
O que mais eu poderia falar? Todo mundo tem direito à gorros e luvas – que pros operations tem que obrigatoriamente ser branca. Acho que só!
Abaixo tem um vídeo da gente indo devolver as costumes no último dia de trabalho: dia 23 de janeiro. Reparem como é grande o wardrobe do Magic!!!



É isso pessoal!
Em um próximo ‘CT explica’ vou falar sobre os utilidoors, também chamado de TUNNEL DO MAGIC KINGDOM! Hehehehe
Fui...

11 comentários:

Rê Cost disse...

Ahhhhh por que os vídeos dão tanta saudade???

Destaque para a Dé "Gente, gigante!" hehehe

beijooo fe

OsOriO disse...

"nunca confiar nos números que estão escrito à caneta na calça. Cheque sempre com a etiqueta."

FATO..!!!
hehehehehe...

olha eu ali no video.. q bonito.. apareco por 2 segs..!
AUhAUhAUHAUH....

MUITO bom o post Fe...

t++

Anônimo disse...

que conhecidência! eu ia pergunta hj na comunidade sobre as costumes, mas agora não precisa mais..=)
mto bom o blog!

bjs!

Unknown disse...

eee saudades desse momento!
triste, mas feliz...
hj em dia mais pra triste do que pra feliz..

Ayra Nunes disse...

Acho que está rolando um sentimento de nostalgia aqui né!! hehehe... mas eu tenho um pouquinho dede "inveja", mas uma inveja positiva.. fico morrendo de vontade de passar por isso!!
muito bom o post.. e o video tb!!!
bjo

Dani Souza disse...

Ahh gente..rs (todo coment meu começa com ahh kk)

To muito feliz..Esses veteranos sao demais msm..quero ser igual a vcs..rsrs °o°

Bom, adorei oS videoS..principalmente o que mostra o Vista (eh eu fui alem neh rs)

BeijoÓh e ta chegandooo 14 dias aki em bh

Bruno Galante disse...

pooo... não sabia que era algo assim, tão grande!
espero e muito passar por algo assim no ano que vem!! vamos que vamos...

Deda disse...

tava atrasada com o blog de vcs.. acabei de ler os 3 ou 4 ultimos posts.. hehehe

adorei esse sobre as costumes, foi uma ótima idéia! =]

adoro o blog de vcs!

beijosss

Deda disse...

só vi o video agora..
tive q comentar de novo!

meu Deus, o wardrobe é MUITO grande
eu imaginava completamente diferente...
juro, na minha cabeça era um balcaozinho, tipo balcao de loja, com algumas prateleiras atras..
nossa, viajei
fiquei impressionada!!! rs

Anônimo disse...

Meninos, to adorando o blog de vcs!
Tá super divertido e com ótimas dicas pra gente =D!!

Nossa, imaginava mto diferente... mas olhando várias costumes penduradas bonitinhas, lembrei do parque da Mônica (no quarto dela que tinha o guarda roupa aberto com vários vestidos vermelhos iguais)
hahahahahahahhahaha
(sim, minha imaginação é mto fértil!)

Olha!
O Osório teve seus 2 segundos de fama... e ainda com óculos escuros gigantes e a camiseta do Brasil... olha que daqui a pouco vc será parado na rua pra dar autógrafos!!

Pronto, aqui tá meu comentário pra incentivar vcs a postarem sempre!!

Bjos

Anônimo disse...

Gente, to amando esse blog!
eu sou apaixonada pela disney desde quando fui com 15 anos, e agora sou super cast wannabe! haha.
só que me falta os 18 anos e a faculdade ;/.
Mas então, eu leio tudo sobre, parece que eu até já fui cast pq sei de tudo! haha.

bom, só falar que tá ótimo aqui e não parem de postar :)